segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cloudy


Já se sentiu um dia nublado?

Não como um daqueles com nuvens densas nem nada, porque acho que a raiva é melhor representada por um dia desses e não é assim que estou me sentindo.

Um dia nublado, com uma fina camada cinza de nuvens no céu e em alguns poucos pontos uma certa intenção de claridade, o sol querendo mudar esta situação de inércia dos céus.

Cinza, constante, imóvel, tão imóvel que provoca inquietação. Você fica reflexivo, pensa em como você é impotente perante a vida, sente que você não é capaz de mudar nada. É então que você chega a conclusão final: a vida é isso e nada mais. Acordar, trabalhar, estudar para arrumar um emprego melhor, um carro melhor, uma casa maior... e tudo isso pra que? Tudo é sem sentido, é inútil, viver focado nessas coisas é correr atrás do vento se tudo o que nos resta no fim é a morte.

Nesse momento "nublado" descubro que sempre estive e estou esperando algo para mudar minha vida. Um único evento que transformará tudo, que mudará a minha percepção das pessoas e meu modo de interação com elas, que me mostrará que tudo isso, que até então me parece fútil, tem sentido. Me descubro esperando algo que nunca acontecerá.

As utopias de ter a pessoa perfeita ao seu lado, ter amigos que nunca te deixarão de lado, trabalhar em algo que seja sua verdadeira paixão e viver disso caem por terra e não me resta nada a fazer senão esperar que num certo momento o sol consiga finalmente penetrar a camada de nuves e traga cor ao que agora está apenas cinza.

7 comentários:

  1. E é em dias "cinzentos" como esse que as coisas se tornam mais claras, até certo ponto; não existe a força polarizadora da tristeza e raiva nos levando a pensar que tudo é em vão, nem muito menos a alegria tendenciosa que nos eleva e leva a pensar que a vida é simplesmente bela. É em dias como esse que a relativa neutralidade obtida faz com que vejamos com clareza certas coisas, porém muitas coisas da vida são por natureza deprimentes: esse capitalismo selvagem, a sociedade do consumo, a irreversibilidade de algumas correntes que nos arrastam para longe daquilo que queremos, e para aquilo que o MUNDO espera de nós.

    Mas nem tudo está perdido, meu xuxu de pé de serra! Tais momentos de clareza também nos ajudam a perceber o que antes era nublado, como por exemplo o que você acha que está de errado na sua vida, para dessa maneira mudá-la! Existe mais, muito mais, na nossa vida do que a maneira como a vivemos, ou melhor, do que a maneira que o mundo faz com que a vivamos: temos sonhos, esperanças, vontades intocadas por essa lógica decadente de uma sociedade que não mais dá conta -- se algum dia já deu -- de satisfazer plenamente os seus membros integrantes! Isso pode parecer vazio de significado para você, meu amor, mas preste bastante atenção nisso: na medida em que ainda temos sonhos e vontades, alheias a essa lógica tão vazia de [trabalhar para consumir, e consumir para se adaptar à sociedade de consumo] nós podemos nos apropriar dos mecanismos dessa própria sociedade, para alcançarmos nossos sonhos!

    ResponderExcluir
  2. A maneira como vc, e e mesmo, vem vivendo e que vc acha tão vazia, deveria/poderia ser encarada não como TUDO que você É, mas sim como MEIOS PARA UM FIM! o dinheiro, infelizmente, é a principal via para alcançar aquilo que buscamos, hoje! Se é APENAS satisfação profissional/pessoal que você busca, o dinheiro não é assim tão importante... mas se você acha injusto não ter dinheiro para fazer as coisas que você quer, apenas porque faz oq vc gosta, como se de alguma maneira você estivesse sendo penalizada por gostar do que faz, só lhe digo uma coisa: sinto muito. Life is a bitch, honey! Não podemos ter tudo... mas isso não nos impede de buscar tdo, correr atrás de tdo! É só uma questão de descobrir primeiro, dentre todas as coisas que vc espera da sua vida, qual é que vc quer, de fato, mais do que todo o resto. e correr atrás.

    Estou impressionado, de verdade, como você vem escrevendo bem, coração! Nenhuma firula nem acessórios gramaticais desnecessários, mas escrito de maneira tão sólida, e com uma franqueza tão enorme, que fico feliz só de ler! Acho incrivel, também, como as vezes nossas cabeças funcionam parecido mesmo sem querer... eu também tô esperando ainda aquilo que vai trazer sentido pra minha vida! =P !!..

    você é linda, coração! não conta pra ninguém, mas eu super pago paixãozinha pra vc (hehehe)! És o ideal da mulher, pra mim, hoje. Amo.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Gor... brigadinha pelo carinho =D
    Mas deixa eu tentar explicar o porque da frustração... acho que o problema é realmente esse... vc tah cheio de esperança e sonhos... eu não! Simplesmente perdi a habilidade de sonhar, cansei de me frustrar. Vivo pra cada dia e não vou te enganar, isso é um saco! Mas a gente vai levando e como eu disse, estou esperando o sol romper as nuvens, pq essa é a esperança que me restou.

    Obrigada pelos elogios... (*vergonha enorme*) hahaaahahahaaha E o motivo pelo qual você deve ter achado "com uma franqueza enorme" é porque realmente vem do coração... só escrevo quando realmente tenho algo pra escrever. Isso tá virando meio que um diário com algumas censuras... hahahaha

    Amo muito você! Um amigo para todas as horas! E não pense que me engana com esse "és o ideal da mulher" porque a gente já falou sobre isso e já vimos que eu to longe disso eheheehe

    Luv ya! Um prazer ter seus comentários aqui =D

    ResponderExcluir
  4. vovo sempre diz...
    "nao ha bem que sempre dure
    nem mal que nunca acabe"
    e e assim mesmo, nao existe plenitude,
    nao ha como ser festa todos os dias.
    pense que o cinza e a melhor cor de fundo
    para observar as outras, lembra de fundamentos?rs
    entendo perfeitamente a sensacao de que e preciso acontecer algo incrivel pra fazer valer e de certa forma e verdade...
    "felicidade e atividade" (ARISTOTOLES)
    mas e importante tomar as redeas e nao condicionar sua aquarela ao aparecimento de um novo Dali ou de macaquinhos que facam arte como na novela das 7.
    faca de voce mesma a luz, a cor e o autor de sua propria obra\vida...
    vale ressaltar que um arco-iris so vem depois da chuva! e nao e atoa...quando olhamos pro ceu verificando se a chuva ja passou, encontramos um colorido tao lindo que justifica a tormenta anterior.
    te amo.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que lindoooooooo!!!!!!
    Amo d+!!!!
    Brigadinha Jade!
    It meens a lot to me!
    =']

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. My days have been cloudy. Literally! rs This is a cloudy country. On the other hand, the spiritual clouds that might be upon us are not the limit of our lives. We will go just like the Buzlightear: to infinity and beyond.
    Bjo Teka!
    Daniel

    ResponderExcluir